A Revisão Fiscal e sua importância
- Reinaldo Guerrero Junior
- 27 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
A Revisão Fiscal é um processo retrospectivo de análise crítica e pontual dos principais procedimentos adotados pela empresa em seus processos fiscais e tributários, visando garantir que as melhores práticas sejam adotadas para o cálculo, recolhimento e declaração dos tributos ao Fisco, sempre visando evitar possíveis implicações dos agentes fiscais e a sede arrecadatória dos Órgãos Públicos e suas respectivas Secretarias.
Esta é uma definição bastante generalizada, porém resume a prática da revisão que pode ser aplicada a quaisquer processos. Portanto, rever um processo fiscal significa voltar a ver e examinar minuciosamente as partes, com a intenção de melhora e identificação de possíveis “gargalos” em seu processo fiscal e tributário.
Estes são problemas constantes nas organizações, já que as alterações e transformações das legislações, nem sempre são possíveis de serem acompanhadas periodicamente pelos seus profissionais de contabilidade e da área fiscal, devido aos prazos apertados para fechamento dos trabalhos e a responsabilidade em lidar com todas obrigações acessórias a serem preparadas e apresentadas ao Fisco. Ainda a isso podemos adicionar o fator humano, o nível de informatização de cada empresa a interação com stakeholders, a atuação com parceiro de negócios, e a pressão para manter a máquina administrativa funcionando a pleno vapor.
Pensando nestas possibilidades sempre nos questionamos:
a) está tudo realmente nos conformes com a minha empresa?
b) será que foram analisados e reanalisado os detalhes?
c) algo pode estar errado que possa trazer prejuízos futuros?
Estas são as dúvidas constantes, porém podemos afirmar que na maioria dos casos a rotina do escritório e a leitura das leis envolve e absorve completamente os profissionais envolvidos, já que na maioria da vezes, e inclusive tendo em vista a redução nos quadros de funcionários, por ocasião da pandemia e seus reflexos econômicos, não permite aos profissionais rever criteriosamente o que foi realizado na empresa ou atuar em todas as frentes de melhorias, até mesmo nas situações que já são conhecidas em seu cotidiano.
Deste modo, existe risco e possibilidade de nem todos os processos, apurações ou informações estarem em conformidade plena com a legislação e práticas fiscais e tributárias.
Assim, e procurando atender a crescente demanda das empresas, utilizando de ferramentas de nosso software, procuramos realizar diferentes tipos de testes eletônicos, mas alguns pontos precisam de maior atenção na hora da análise tais como:
- Cruzamento de informações entre Obrigações Acessórias;
- Revisão do preenchimento do EFD Fiscal;
- Revisão do preenchimento do EFD Contribuições;
- Revisão do preenchimento do ECD Contábil;
- Revisão do preenchimento da ECF Fiscal;
- Revisão da base de cálculo das contribuições ao PIS e à COFINS;
- Revisão da carga tributária e dos procedimentos fiscais para o ICMS, para o IP e para o ISS;
- Revisão das contribuições sociais retidas na fonte – CSRF;
- Revisão das contribuições previdenciárias, etc.
Dessa maneira, a nossa Revisão Fiscal tem por objetivo assessorar a empresa preventivamente, por meio da identificação de eventuais situações que estejam em desacordo com a legislação brasileira, contendo ainda recomendações e orientações para fins de regularização das supostas irregularidades identificadas nas informações e gerações dos arquivos.
Se você tiver dúvidas, ou desejas tirar dúvidas em relação ao nosso serviço, entre em contato conosco e nossos profissionais.


















Comentários